Entrar

Questão sobre Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Espanhol

Originais Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Espanhol

Durante el Renacimiento, la filosofía y el arte se caracterizaron por la búsqueda de la perfección y la belleza idealizada, reflejando una visión humanista del mundo. En el soneto 'A una rosa', el poeta español Francisco de Quevedo (1580-1645) emplea verbos en tiempo pretérito imperfecto y pretérito perfecto del subjuntivo para expresar acciones no realizadas en el pasado o dudas sobre hechos ya concluidos, conjugados en función de la forma verbal que refleje el momento histórico, el contexto social, cultural y filosófico de la época. Considerando el fragmento del soneto y el análisis morfológico y contextual de los verbos utilizados por Quevedo, el fragmento aporta claves para interpretar el papel del lenguaje y la gramática en la construcción de conceptos históricos y filosóficos del Renacimiento, evidenciando la importancia del uso de los tiempos verbales para captar el espíritu de la época y los ideales que la humanidad perseguía.
a.
Los verbos en presente de indicativo y presente de subjuntivo se usan en el soneto para describir acciones habituales en el pasado y expresar posibilidades futuras, mostrando la importancia de la continuidad en la vida del hombre renacentista.
b.
El uso de los tiempos verbales en pretérito perfecto simple y pretérito pluscuamperfecto del subjuntivo en el soneto refleja la visión mítica del mundo, con referencias a la antigüedad clásica y la búsqueda de un ideal antiguo.
c.
Los verbos en pretérito imperfecto y pretérito perfecto del subjuntivo se utilizan en el soneto para expresar acciones no realizadas en el pasado o dudas sobre hechos ya concluidos, reflejando la visión humanista del Renacimiento y los ideales de perfección y belleza.
d.
Los verbos en futuro simple y condicional compuesto se emplean en el soneto para indicar acciones que ocurrirán en un tiempo posterior al del poema, mostrando la visión profética de Quevedo.
e.
Los tiempos verbales en imperativo afirmativo y negativo son utilizados por Quevedo para dar órdenes o expresar deseos, reflejando el carácter normativo de la sociedad renacentista.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

ACAFE

Interpretação de Texto • 'EM13LGG401'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo e responda à pergunta a seguir: "Quando a noite chega e as estrelas brilham, eu me pergunto: por que brilham tanto? De onde vem esse brilho que ilumina a escuridão? Quem criou este espetáculo celestial que nos faz sonhar?" Com base no texto acima, escolha o pronome interrogativo que corretamente substitui a expressão "de onde" na pergunta: "De onde vem esse brilho que ilumina a escuridão?".

Pronomes Interrogativos • 'EM13LGG103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a realização de um projeto sobre gêneros textuais na aula de Espanhol, os alunos analisaram uma peça teatral, um conto e um artigo de opinião. Considerando as características e objetivos desses três gêneros textuais, compare e contraste suas principais propriedades e funções comunicativas na sociedade. Além disso, explique como a escolha de um gênero textual em detrimento de outro pode influenciar na eficácia da comunicação de uma mensagem.

Gêneros Textuais • 'EM13LGG101'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de história que trata do desenvolvimento cultural e econômico da Península Ibérica no século X, um aluno encontra um antigo manuscrito escrito em espanhol clássico que descreve as atividades diárias de uma vila medieval. O manuscrito menciona detalhadamente as tarefas realizadas em diferentes dias da semana, datas específicas e até mesmo horários de celebrações religiosas. Analisando o fragmento a seguir, identifique a expressão que corresponde ao dia da semana e data escrita corretamente no contexto do espanhol clássico. 'En el quinto día después del equinoccio de otoño, el martes próximo pasado, nuestros vecinos se reunieron para la celebración de las cosechas, retumbando las campanas de la iglesia a la tercera hora.'

Vocabulário: Dias da Semana, Datas e Hora • 'EM13LGG104'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies